sábado, 19 de maio de 2012

1o SIMULADO DA JMJ

Neste sábado, 19 de maio de 2012, aconteceu o primeiro SIMULADO em preparação para a Jornada Mundial da Juventude – JMJ Rio 2013.
Trinta e cinco paróquias da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro receberam milhares de fiéis para participarem de um encontro de catequese, exatamente nos mesmos moldes como será feito na JMJ. A programação teve acolhimento com cantos, oração inicial, a catequese propriamente dita (que teve como tema a hospitalidade), momentos de testemunhos e a Santa Missa, como encerramento.
Um exemplo foi o da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Rainha de Todos os Santos, que sediou o simulado na sua forania do Vicariato Norte.

O evento foi organizado pela juventude da comunidade e o pregador foi Monsenhor Jan Kaleta, vigário Episcopal do Vicariato Jacarepaguá. Ele falou sobre sua experiência, como um imigrante da Polônia que foi muito bem acolhido no Brasil. Concomitante à catequese, havia três padres disponíveis para o sacramento da confissão.
O simulado serve para avaliar itens como inftraestrutura do local, acolhimento, trânsito, segurança, entre outras questões. Momento importante de preparação. E, este foi apenas o primeiro! Todos nós (não apenas os jovens!) somos convocados a participarmos também dos outros simulados que virão! A Jornada é nossa, povo carioca! Participe!

domingo, 13 de maio de 2012

7ª VIGÍLIA PELA JMJ


No dia 11 de maio, sexta-feira, aconteceu na Igreja de Sant’Ana, durante toda noite e madrugada, mais uma Vigília dos Jovens Adoradores, em intercessão pela JMJ Rio2013. Neste mês, a Santa Missa que abre a noite foi presidida por Dom Pedro Cunha Cruz, bispo auxiliar da nossa Arquidiocese, e co-celbrada por diversos padres e diáconos.
O Momento Mariano, que acontece no final da celebração, teve a entronização da imagem de Nossa Senhora de Fátima e todas as mães foram convidadas a se aproximarem do presbitério para receberem uma bênção especial.
As orações durante a vigília foram distribuídas em horários, sendo conduzidas por Eliana Sá, da Comunidade Canção Nova, Allyson Castro, Padre Gleuson Gomes, Comunidade Bom Pastor e também pela Iniciação Cristã do Rio de Janeiro.
O encerramento foi com a bênção do Santíssimo, com Padre Laudares, reitor do Santuário. A noite foi, sem dúvida, marcante para todos os presentes, que rogaram a Deus pelo êxito da JMJ e pela juventude, para que descubra em Deus o sentido da vida!
E a Pastoral Familiar também esteve presente, claro, já o Setor Pré-Matrimonial está integrado ao Setor Juventude da Arquidiocese. Além dos assessores, Ronaldo e Tatiana que já estavam lá desde cedo, na reunião do Setor, a equipe contou com os coordenadores da Pastoral Familiar, Fernando e Conceição, os assessores, Alda e Chiquinho e Telma e Iracy (dos setores Casos Especiais e Pós), os coordenadores do vicariato Leopoldina, Bartolomeu e Ivonice, e mais três casais queridos da Paróquia Santa Cecília, de Brás de Pina.
Durante toda noite organizamos o acesso às confissões, ministradas pelos neo-sacerdotes, padres Arnaldo, Rafael e Carlos Alberto, e ficamos à disposição dos jovens para o aconselhamento, no espaço “Palavra Amiga”, montado na varanda do Santuário. Agradecemos a todos os que ajudaram para que este trabalho tão bonito e importante de acolhimento ao jovem aconteça! Vejam mais fotos na galeria do nosso blog.
A próxima Vigília será no dia 08 de junho, das 22h às 06h, também na Igreja de Sant’Ana (Praça Onze). Ela acontecerá no dia seguinte à Solenidade de Corpus Christi e, por isso, terá um sentido ainda mais forte. Contamos com sua presença e a da sua comunidade. Organize a juventude da sua paróquia. Vá e traga seus amigos, filhos e sobrinhos. Vamos interceder juntos pela JMJ!

domingo, 6 de maio de 2012

PARCERIA NOTA DEZ!

Este foi o segundo ano de uma parceria nota dez! Vários agentes de Pastoral Familiar do Vicariato Leopoldina foram fundamentais no apoio, organização e segurança na 14ª Caminhada Arquidiocesana ao Santuário de Nossa Senhora da Penha, realizada neste sábado, dia 05 de maio.
A equipe arquidiocesana de Iniciação Cristã agradece o empenho e disponibilidade do casal coordenador, Bartolomeu e Ivonice, e de todos os que vieram das diversas comunidades da Leopoldina (Brás de Pina, Penha, Maré, Olaria, Ilha do Governador, etc) para ajudar. Um bonito exemplo de integração!