quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Você precisa de terapia antes mesmo de casar?!



Trazemos a vocês esta reportagem do site www.folha.com, da seção sobre casamentos. É uma nova “moda” em São Paulo: noivos que procuram terapia psicológica. Leiam e reflitam: seria apenas uma forma de se prepararem melhor para o casamento, ou uma tentativa -- quase desesperada -- de insistir num relacionamento que já começa cheio de problemas? Em que nós, enquanto Igreja, estamos ajudando efetivamente para preparar os noivos para o matrimônio? O que dizer, então, do acompanhamento nos primeiros meses e anos de casados? São desafios que nos fazem pensar...

NOIVOS PROCURAM TERAPIA PARA ENCARAREM A FUTURA VIDA DE CASADOS
"Nosso casamento melhorou tanto desde que começamos a nos consultar", diz a administradora Ana Figueira, 33, sobre a relação com o empresário Antonio Bastucci, 41. Isso porque eles nem se casaram ainda. Estão a um mês de dizer "sim", e as visitas semanais ao "coach" são justamente para chegar ao grande dia "sem se matarem ou morrerem de estresse", diz a noiva.
O consultório psicológico na Vila Madalena, região oeste, que Ana e Antonio frequentam não conta com divã de casal. "A gente conversa, sentado, sobre o futuro, principalmente. Falamos sobre expectativas, ansiedades e também sobre quem vai lavar a louça", diz Antonio. Isso porque, como o significado do verbo em inglês, o "coaching" é um treinamento.
A prática foi criada com foco no desempenho de executivos dentro das baias de suas firmas. Mas, de uma década para cá, também vem sendo aplicada na criação de filhos, na gestão da casa e até na hora de subir ao altar.
A psicóloga Claudia Puntel define o que é "coaching" para noivos: "Não é terapia nem cerimonial. É um meio de caminho". Para ela, uma das primeiras a oferecer o serviço, quatro anos atrás, muita gente se casa achando que irá brincar de casinha. "Esse processo é para eles se conhecerem melhor, enxergarem o que é se casar de fato", diz a também terapeuta Adriana Torres.
Adriana admite que, ao enxergar todos os problemas que vêm com a união pela frente, alguns casais desistem. "Tive dois casos em que eles vieram para planejar o casamento, mas descobriram que não estavam maduros para se casar. Um deles se casou um tempo depois. O outro ainda está namorando", conta Adriana.
Os que não desistem, em compensação, têm ajuda para superar o maior inimigo do espaço entre noivado e casamento: a TPN. "A tensão pré-nupcial acomete muitas noivas. É uma dupla ansiedade: pela mudança que a união implicará e pelos preparativos da festa", explica a psicóloga Adriana Branco.

DEPOIS DO 'SIM'
Mesmo depois de a festa correr bem e os convidados irem embora, podem ficar alguns problemas. "A festa é um momento de muita felicidade, mas, ao mesmo tempo, de um certo luto, já que envolve uma mudança brusca", diz Adriana Torres.
"Mais de uma noiva já me disse: 'Eu tenho medo de acordar no dia seguinte e não ter um e-mail para responder'. De repente, você para de ser o centro da atenção", diz Claudia Puntel, que também atende por Skype.
Cada sessão, presencial ou à distância, custa de R$ 150 a R$ 300. Profissionais dizem que o ideal é começar um ano antes do grande dia, o que barateia também as consultas, negociadas em pacotes. Para quem não consegue bancar as sessões, a recomendação dos terapeutas é uma só: faça o casamento que você quiser e tente relaxar ao máximo.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

PJ e PF em unidade


Neste Ano da Juventude, na Igreja em todo Brasil, ano da JMJ na nossa cidade, consolida-se a parceria entre a Pastoral da Juventude e o Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar. Neste domingo, dia 03, a equipe arquidiocesana responsável pela COM-PJ e pelo Grupo de Trabalho "Tecendo Relações" alinhavou um projeto com o Setor Pré-Matrimonial, abordando questões ligadas à sexualidade e afetividade. A reunião de trabalho e de formação foi muito proveitosa e aconteceu com a acolhida do padre Gilvandré, assessor eclesiástico da PJ. Os debates na Paróquia Nossa Senhora Aparecida foram muito proveitosos e a parceria, animada!
Pedimos as orações de todos para que o Espírito Santo nos ilumine e abra os nossos caminhos para ajudarmos na formação da juventude.