sábado, 21 de maio de 2011

REPORTAGEM NO JOB ONLINE




Conforme já havíamos anunciado em nosso blog, trazemos agora o link para a reportagem do JB numa edição especial para noivas, que tratou, entre seus vários assuntos, sobre o Encontro de Preparação para Vida Matrimonial. A reportagem e as fotos foram feitas no primeiro domingo de abril, quando a Comissão arquidiocesana de Pastoral Familiar, representada pelos coordenadores Fernando e Conceição e os assessores Ronaldo e Tatiana, se reuniram com a equipe do JB e os agentes da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Santo Antônio de Lisboa (Vicariato Jacarepaguá) em seu primeiro dia de EPVM.


O link para a revista virtual sobre o casamento é: http://jb.digitalpages.com.br/degustacao/home.aspx?edicao=20110521&pg=39 e a parte sobre o casamento na Igreja Católica vai das páginas 56 a 62, entremeada com textos, fotos e depoimentos.

O agente da Pastoral Familiar, ou qualquer católico consciente, irá notar certos termos equivocados. Alguns deles refletem uma certa falta de conhecimento sobre o tema e, outros, por vezes poderiam ser considerados até um tanto sarcásticos. Esclarecemos que eles são frutos da interpretação pessoal do jornalista. Destacamos frases como: "Acadêmicos do Matrimônio", "piadas sobre despedida de solteiro", "uso correto da tabelinha", "certificado que garante passe-livre para a cerimônia religiosa"...


Já era de se esperar que, pela liberdade de imprensa, os leitores tivessem acesso a uma versão dos fatos. Por serem uma versão, nem sempre o que está escrito corresponde aos fatos em si. Cremos que o discernimento do leitor mais atento será capaz de distinguir dois aspectos importantes:

1- O discurso e a prática reais da Pastoral Familiar que nem sempre foram retratados no texto com clareza ou acuidade

2- A visão de pessoas totalmente leigas sobre a dinâmica pastoral da Igreja Católica na atualidade que deve nos levar a uma profunda reflexão sobre como estamos atingido a parcela não-evangelizada do próprio povo cristão

Esperamos que o saldo final da reportagem possa ser positivo, apesar dos equívocos. Diz o ditado que "Deus escreve certo por linhas tortas." Que esta oportunidade de abertura do mundo secular à voz da Igreja (ainda que uma voz meio abafada) seja uma demonstração da interação fé e vida, promovendo a Evangelização através dos modos e meios modernos.

Por isso, aproveitamos para reiterar nossos agradecimentos à equipe do JB por este espaço de divulgação, à Fernando e Conceição pelo apoio e à equipe da Nossa Senhora de Fátima pelo acolhimento.

Se você quiser nos enviar um comentário sobre esta reportagem, escreva para pastoralfrj@gmail.com. Não se esqueça de mencionar também seu nome e Paróquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário