domingo, 11 de novembro de 2012

Assembleia da PJ 2012



Os assessores arquidiocesanos do Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar, Ronaldo e Tatiana, foram convidados para participar de um dos momentos importantes da Assembleia arquidiocesana da Pastoral da Juventude. O Encontro congregou todos os coordenadores arquidiocesanos, vicariais e forâneos na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Ilha do Governador aconteceu no final de semana de 10 e 11 de novembro.

O projeto da PJ prevê grupos de trabalhos com temáticas importantes para a vida do jovem. Um deles se chama “Tecendo Relações”, e é nele que está incluída a colaboração do Setor Pré-Matrimonial, para ajudar a formar o jovem na questão dos seus relacionamentos, na descoberta do amor e da sua vocação.
O Projeto “Tecendo Relações” prevê ações como:

- Contribuir para a defesa da dignidade da pessoa humana e para a construção de relações respeitosas;

- Promover espaços de diálogo e partilha sobre experiências afetivas;

- Promover espaços de diálogo e conversa para integração da juventude;

- Favorecer para que os jovens pensem seu projeto de vida;

- Estimular o combate as preconceitos as diferentes formas em que se manifesta.

A receptividade foi ótima e o projeto em Grupos de Trabalho foi muito proveitoso para debater rumos novos para fazer a juventude cristã carioca crescer, especialmente como preparação para a grande responsabilidade de acolhimento aos jovens que estão procurando (ou voltando para) nossas comunidades eclesiais com o movimento da JMJ Rio 2013. Já foram definidas as seguintes estratégias concretas:
- Inclusão no calendário da PJ de quatro cursos já para 2013, com o tema de afetividade e sexualidade, tendo como base a Teologia do Corpo. Esses cursos vão ser produzidos em parceria da CAPJ (Comissão Arquidiocesana da Pastoral da Juventude) e do Setor Pré-Matrimonial da Pastoral familiar da Arquidiocese e da equipe do RESA (Retiro de Afetividade e Sexualidade) do Vicariato Norte.

- Criação e produção de mídia para ampla divulgação nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário