domingo, 7 de março de 2010

O CURSO DO SETOR PRÉ-MATRIMONIAL


O ano de 2009 teve como prioridade para a Pastoral Familiar o Setor Pré-Matrimonial. Após um intenso trabalho junto às paróquias que se dispuseram a colaborar ao longo de todo o ano, tivemos como culminância o lançamento do Projeto para o Setor Pré-Matrimonial. Nele, uma das propostas arquidiocesanas foi a formação dos agentes. Atendendo a essa demanda, começamos já em 2010 com o Curso para Agentes para o Setor Pré-Matrimonial.
A mesma programação foi aplicada em duas oportunidades com o intuito de facilitar a participação dos agentes para o dia e local que melhor atendesse sua disponibilidade. Anunciado desde outubro de 2009 por ocasião do Congresso Arquidiocesano de Pastoral Familiar, o curso aconteceu nos dias 27 e 28 de fevereiro, na Paróquia Bom Jesus (Penha) e 06 e 07 de março, na Paróquia São João Batista da Lagoa (Botafogo). Mais uma vez, a Comissão Arquidiocesana agradece a todos os que tanto nos ajudaram na organização dos eventos.
Toda dinâmica foi desenvolvida a partir da pregação do Evangelho de Lc 5, 1-11 que nos convoca a avançarmos para águas mais profundas, ou seja, a revermos nossas antigas práticas e conceitos, saindo de uma "pastoral de conservação" para buscarmos uma conversão pastoral. Esse desafio nos indicou o Documento de Aparecida e, na mesma linha, nos indica o texto de reflexão para o 11º Plano de Pastoral de Conjunto.
O curso foi dividido em duas partes. A primeira, com temas relativos à formação geral dos agentes tratou da importância do nosso encontro pessoal com Cristo, dos princípios para uma boa comunicação e de orientações para os Encontros de Namoro Cristão. A segunda parte foi o desenvolvimento dos 4 novos temas incluídos nos EPVMs (Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial) em nossa arquidiocese, a saber: momento de evangelização, oração do casal, educação dos filhos e educação dos filhos na fé. Essas temáticas vêm se somar às já indicadas pelo Guia de Preparação para a Vida Matrimonial, da CNBB.
Nas duas edições do curso, além da condução dos assessores arquidiocesanos, Ronaldo e Tatiana, os agentes contaram com as palestras de Dom Antônio Augusto, Irmã Lúcia, Fernando e Conceição, Barbara Fonte, Marco e Mônica Walliter, alternando-se nos dois cursos. Não deixe de dar uma olhada nas fotos na parte inferior do nosso blog.
Estiveram presentes ao todo mais de 300 pessoas, de mais de 50 comunidades diferentes, além de representantes do ECC e do Movimento Familiar Cristão. Todo conteúdo do curso foi disponibilizado em forma de uma apostila que vem complementar o Projeto Pré-Matrimonial. Caso sua paróquia tenha ficado de fora, nosso próximo encontro será no dia 27 de março, de 08h às 12h, no 2º andar do Edifício João Paulo II. Nesse dia acontecerá o Encontro de Coordenadores vicariais, forâneos e paroquiais. Lá os assessores Ronaldo e Tatiana também estarão presentes podendo prestar maiores esclarecimentos e disponibilizar mais cópias da apostila. Não deixem de participar!
Há muito ainda por fazer. Ainda estamos no começo... o desafio se descortina diante de nós! Jesus nos convoca a avançarmos, a querermos sempre mais e melhor. Tudo o que temos feito até agora é apenas o alicerce de uma bela construção que ainda tem muito a crescer. Não tenhamos medo! Ele está conosco!

2 comentários:

  1. Muito legal. Perseverem que este é o caminho!
    Estamos tentando, por todos os meios possíveis, levar suas informações à Equipe da PF da Paróquia Nossa Senhora Aperecida - Ilha

    Forte Abraço,
    A PAZ esteja com todos
    Osnil e Ana Lúcia

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,
    Quando será o próximo curso para agentes para o setor pré-matrimonial?
    A Paz!
    Erika

    ResponderExcluir