quinta-feira, 3 de março de 2011

Dinâmicas para o Pré-Matrimonial (4)


Mais uma dinâmica feita pelos participantes do Curso do Pré-Matrimonial.



Tema: “Convivendo com a família do outro”


Ingênuo é quem acha que pode amar alguém integralmente e deixar de lado a família do namorado/ noivo/ cônjuge. Amar alguém na sua integralidade significa também amar e aceitar suas origens, a família na qual ele cresceu e foi educado. Cada um tem a sua história e faz parte da decisão de amar conhecer, acolher, compreender e conviver harmoniosamente com as diferenças.
Para se trabalhar este tema, propomos uma integração concreta com as famílias dos participantes, convidando-as (se preferir de surpresa) para que participem deste momento, que pode ser feito no final de um encontro.
Apresentam-se as cenas, enquanto os presentes assistem juntos as dramatizações:

Cena 1- O casal está passando por dificuldades financeiras e a mulher comenta com mãe a bolsa que queria comprar. Como não tem dinheiro porque o marido perdeu uma gratificação, sua mãe compra a bolsa e lhe dá de presente. A mulher tenta esconder, mas o marido descobre e reclama.
Cena 2 – Os recém-casados começam a conviver com suas diferenças: o marido deixa tudo bagunçado, a mulher não gosta de cozinhar. Sempre durante as discussões vem à tona a frase: “Na casa da minha mãe não era assim...”

Ao final, os pais (conforme previamente combinado) podem trazer um objeto que remeta à infância dos seus filhos: uma foto, um brinquedo, um caderno... Dependendo do número de pessoas, cada pai/ mãe pode falar com carinho o que sente pelo filho(a), entrega-lhe o objeto trazido e faz compromisso de “adotar” o cônjuge e facilitar a convivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário