terça-feira, 1 de março de 2011

Dinâmicas para o Pré-Matrimonial (2)


Trazemos hoje o segundo tema desenvolvido nas oficinas do II Curso de Formação para Agentes do Setor Pré-Matrimonial. As dinâmicas apresentadas podem ser adaptadas e usadas com os mais diversos tipos de segmentos, desde adolescentes e jovens e até recém-casados.

Tema: “Brigas de casal”

Dinâmica dos dedos:
Diz uma lenda que os dedos das mãos representam as pessoas que fazem parte da nossa vida. Conforme o dinamizador for falando sobre cada tipo de dedo, os presentes vão fazendo a representação.
- Os polegares representam nossos pais. Veremos que eles se separam facilmente do restante dos dedos. Isso nos lembra que não pertencemos a eles. Ao atingirmos a maturidade é natural que cada um siga seu próprio caminho e o ciclo da vida recomeça.
- Os indicadores representam nossos irmãos e amigos. Muitas vezes, pelas mais diversas circunstâncias da vida, o dia-a-dia, o corre-corre podemos perder um contato constante.
- Os dedos mínimos representam os filhos. Assim, como nós deixamos nossos pais para constituirmos uma família, um dia também nossos filhos terão sua própria vida.
- Os anelares representam o casal. Vejam como para muitas pessoas é difícil separá-los. Às vezes, só conseguimos fazê-lo separando outros dedos.
O que podemos aprender desta simples lição? O casal foi feito para a união e a harmonia, não para a separação. É preciso refletir sempre:
- Por que ocorrem as brigas? Quais as suas causas mais profundas? Como superar as diferenças?

Nenhum comentário:

Postar um comentário