domingo, 30 de setembro de 2012

RELATÓRIO DA AVALIAÇÃO DO SETOR PRÉ-MATRIMONIAL

Durante o III Curso Arquidiocesano de Formação de Agentes do Setor Pré-Matrimonial, os agentes tiveram um momento reunidos em grupos para avaliarem o Setor Pré-Matrimonial. Eles puderam apresentar e debater quais têm sido suas maiores dificuldades e conquistas, o que precisa ser mais trabalhado, o que precisa melhorar, enfim.

Vejamos alguns pontos principais registrados e que teremos, todos juntos, como metas a serem atingidas:

1- Precisamos melhorar na unidade e cooperação mútua entre as comunidades e buscar maior apoio dos párocos, esclarecendo o que é a Pastoral Familiar e que trabalhos pode vir a desenvolver.

2- Ainda há resistências quanto às mudanças propostas, mas as melhorias devem ser conquistadas aos poucos e primando sempre pela qualidade.

3- É necessário que a Arquidiocese estipule um prazo para que todos os EPVMs sejam unificados com relação ao cumprimento do tempo de duração e da aplicação dos temas.

4- Criar um mecanismo de aproximação e maior integração entre as paróquias de uma mesma forania: montagem de planejamento conjunto para terem atividades integradas, como o Encontro de Namoro Cristão, por exemplo, e as épocas e locais em que ocorreriam os EPVMs, podendo preferivelmente se fazer um rodízio.

5- Além da integração entre as paróquias da forania também é preciso haver integração maior entre todas as pastorais com a Pastoral Familiar dentro de cada comunidade. A integração facilita e otimiza o trabalho e ajuda a suprir a falta de agentes.
6- Esclarecer como fica a preparação para a santificação de união de casais que já vivem juntos e querem receber o sacramento do matrimônio. Eles merecem uma atenção por sua realidade diferenciada dos casais de noivos que buscam o EPVM. Várias paróquias têm boas experiências que podem ser partilhadas. Durante a realização do Projeto do Pré-Matrimonial em 2009, este trabalho foi re-direcionado por uma questão de divisão de tarefas, para o Setor Pós-Matrimonial, mas acabou não constando do seu próprio Projeto.

7- Investir sempre mais na formação dos agentes para que cada comunidade possa ter palestrantes capacitados, cristãos que testemunhem solidamente a sua fé na vocação matrimonial e familiar. Para tal, estimular o processo de formação também nas próprias paróquias, orientando grupos de estudo mensais, por exemplo.

8- Cuidar não só da formação doutrinária, mas também espiritual dos agentes do Pré-Matrimonial e da Pastoral Familiar em geral.

9- Integração entre as atividades dos setores Pré, Pós e Casos Especiais. Por exemplo, em integração com o Pós-Matrimonial, encontros com pais dos noivos, com os pais da Iniciação Cristã; um trabalho de conscientização dos filhos quando o pai ou mãe contrai uma segunda união, juntamente com o Setor Casos Especiais.

10- Orientar a ampliar as equipes que já fazem ou querem começar a fazer o trabalho de auxílio na celebração do sacramento do matrimônio. Algumas sugestões são: agendar um atendimento personalizado aos noivos que vão se casr na paróquia agendando um dia para escolherem juntos as músicas, as leituras e a postura durante a celebração do sacramento. Recepcionar os noivos, pais e padrinhos no dia do Sacramento e auxiliar na cerimônia. Muitas paróquias também dão aos noivos uma Bíblia, entregue pelo Celebrante durante o cerimônia. É o presente da Igreja para a nova família cristã.

Vemos que sonhamos sonhos possívieis de serem realizados com nosso empenho e com a ajuda da graça divina! Todas essas sugestões e comentários serão repassados a Dom Antonio Augusto, nosso bispo animador e também a toda comissão arquidiocesana para análise e planejamento das nossas ações para 2013, para já começarmos a aparar as arestas.
Se puder, copie estes pontos, leve para sua reunião de equipe, leiam juntos, partilhem, debatam, nos ajudem encaminhando soluções, enriquecendo as reflexões... Não basta reclamar: é preciso começar a mudar!
Enquanto isso, queremos agradecer de coração a todos os que se doam (muitas vezes com "sangue, suor e lágrimas")  pela evangelização das famílias. Continuem acreditando e lutando por este ideal!
E continuem conectados conosco porque nossa próxima postagem será o resumo com os dados estatísticos e comentários da pesquisa realizada nas ruas durante as duas ediçõs do Curso do Pré-Matrimonial. Está curioso?? Então, não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário