segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Curso do Pré-Matrimonial (2)



Neste final de semana, aconteceu a segunda e última edição do ano de 2012 do Curso Arquidiocesano de Formação de Agentes do Setor Pré-Matrimonial. Ao todo 35 paróquias estiveram representadas, 18 na Praça Seca, nos dias 15 e 16, e mais 17 nos dias 22 e 23 em Copacabana. Ainda é pouco para ua Arquidiocese tão grande como  nossa... ano que vem esperamos atingir muito mais!
E por falar em Copacabana, os agentes começaram o dia com a pesquisa da realidade, saindo pelas ruas do bairro (e até na beira da praia!), entrevistando as pessoas sobre questões de amor, relacionamentos, namoro e família. Depois todo material foi recolhido e foi feito um debate que culminou com uma avaliação do que o Setor Pré-Matrimonial tem feito até agora, nossos maiors desafios e conquistas e como podemos crescer mais.
Na parte da tarde, Dom Antonio Augusto, com sua vasta experiência com direção espiritual, refletiu sobre a importância do aconselhamento. Em seguida, Tatiana e Ronaldo apresentaram dicas práticas do Grupo Mâos Dadas (da Paróquia Sâo Francisco de Paula - vicariato Jacarepaguá) sobre esta prática. Terminamos a tarde, aos pés do nosso Bom Pastor, com um momento profundo de adoração ao Santíssimo Sacramento, na Capela.

E no domingo, estávamos de volta à Paróquia Nossa Senhora de Copacabana que tão bem recebeu a todos, para aprendermos juntos sobre o Direito Matrimonial Canônico voltado para a formação dos noivos. Tatiana e Ronaldo, assessores arquidiocesanos, repassaram o conteúdo dos materiais preparado por Dra Sylma Dantas, juíza de Direito Matrimonial Canônico, e por Maria José Macedo, da secretaria executiva da Pastoral Familiar da Arquidiocese, pós-graduada em Direito Matrimonial, e com a presença de Fernando e Conceição, coordenadores arquidiocesanos da Pastoral Familiar.

E, ao final, ainda tivemos a chance de nos confraternizarmos no delicioso e animadíssimo almoço italiano promovido pel Paróquia, num colégio próximo.
Vejam mais fotos na parte final do nosso blog!
Pelas avaliações recolhidos nos dois cursos deste ano, já temos um parâmetro bom do que podemos melhorar ainda mais para 2013. Afinal, este curso acabou e já estamos pensando no próximo! Buscando trazer novos temas e atividades para nosso programa de formação permanente. E, no ano que vem, contemplaremos os vicariatos oeste, leopoldina e urbano como locais escolhidos para a realização do curso (que é extensivo a todas as paróquias da Arquidiocese - lembramos!).
As dicas sobre o aconselhamento trazidas pelos casal Cailda e Laércio, o resumo da palestra de Dom Antonio, os resultados finais da pesquisa realizada nas ruas e o relatório final dos debates em grupos, avaliando o Setor Pré-Matirmonial, tudo isso será colocado aqui, no nosso blog do Pré-Matrimonial ao longo detsa semana. Fique conectado com a gente!

Um comentário: